sexta-feira, 12 de julho de 2013
Aproximações
entre imagem, mídia e educação: um estudo prático sobre a leitura e a escrita
em outras bases.
Ministrante:
Geraldo Pereira Junior
Dias: 19,20 e 21 de agosto, das 18 às 22h. ( 35 vagas - 12 horas)
EMENTA:
O
papel do receptor como leitor/consumidor das mídias (meios) e das imagens.
Reflexões acerca da imagem e da mídia, desconstruindo e reconstruindo os
elementos de suas composições/forma. Identificação e inscrição textual.
Processos intertextuais. Discussão sobre sujeitos e práticas sociais.
Público-alvo:
Esta
proposta de curso se dirige a professoras e professores da educação fundamental
e do ensino médio, a estudantes dos cursos de formação de professores e dos
cursos de graduação em pedagogia (UERJ/SG) e aos educadores de escolas não
formais, preferencialmente da rede pública de ensino.
Programação do curso:
Encontro 1. Televisão, realidade e ficção:
uma leitura das tensões entre o telejornalismo e o cinema documentário.
Neste encontro
serão exibidos trechos de filmes documentários e de programas de
telejornalismo, a partir dos quais os participantes produzirão livremente
leituras e textos sobre o que viram. Em um segundo momento, revisaremos os
vídeos buscando desconstruir os elementos de suas construções e, a partir de
uma exposição mais aprofundada sobre as construções históricas desses gêneros
audiovisuais e os meios que os veiculam, os participantes retomam seus textos,
produzindo novas reflexões.
Encontro 2. Internet e sala de aula: a web
2.0 e a lógica colaborativa para uma leitura e uma escrita diferenciadas do
mundo.
Neste encontro
tomaremos as produções da lógica colaborativa como alvo das discussões,
localizando aproximações e distanciamentos desses processos de cooperação em
relação ao espaço da sala de aula. O encontro recorre às definições históricas
do currículo formal para iluminar o caráter de ‘escolha’ trazido pela lógica
2.0. Nessa esfera, provocaremos os participantes à leitura e reflexão de
conteúdos postados na internet por pessoas comuns (vídeos, imagens e textos),
bem como a leitura da própria rede mundial de computadores, como meio que
veicula tais conteúdos.
Encontro 3. Produção de trabalhos práticos,
análise e avaliações coletivas do curso.
Neste
encontro dedicaremos o nosso tempo à utilização de alguns recursos
simplificados de produção de imagem (máquina fotográfica digital, celulares e
câmeras domésticas) para exercitarmos a escrita nas bases do campo imagético,
bem como possíveis elaborações em grupo de propostas didático-pedagógica a
serem aplicadas posteriormente pelos participantes em suas escolas ou centros
de estudos. Também convidaremos a todos para uma análise das propostas
apresentadas e uma avaliação coletiva de finalização do curso.
Avaliação:
Adotaremos
o processo de avaliação coletiva a partir da análise dos trabalhos práticos
desenvolvidos pelos participantes. Trata-se da elaboração, em dupla, de uma
proposta simplificada de atividade didático-pedagógica, utilizando uma mídia
e/ou uma imagem como suporte para a escrita ou leitura. As propostas deverão
ser apresentadas a todos os participantes no último encontro.
Local:
Escola
Municipal Luiz Gonzaga
Endereço: Rua Toledo Piza s/n, São Miguel, São
Gonçalo - RJ
Telefone: 2606-0113
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário